Nascido em Cametá, o paratleta cametaense Luis Fernando Barros de Sousa, 19 anos, nasceu com uma má formação congênita em seus braços e em uma das suas pernas, com o passar do tempo, o jovem desenvolveu uma forte paixão pelo esporte e viu no futebol uma oportunidade de vida para realizar os seus sonhos fazendo o que gosta, ser goleiro de futebol.
Ao atleta foi destaque nos jogos de verão cametaense de 2022, vestindo a camisa do Esporte Clube Cametá, gerando grande admiração do público e da imprensa local, com a sua performance em quadra.
“Nasci em Cametá, mas eu vivi e cresci no interior chamado Umarizal, vim para Cametá aos 10 anos e atualmente sou morador do Bairro Castanhal. Desde pequeno eu sempre gostei do mundo do esporte. Quando eu era criança sempre gostava de atuar no gol, esse sempre foi meu forte”, destaca.
Segundo Fernando, o esporte teve um grande impacto na sua vida, ainda mais sendo uma pessoa com necessidade especial.
“Eu sinto muito orgulho de mim agora, me lembro de tudo que já passei, foram tantas coisas difíceis que as vezes é difícil acreditar no que está acontecendo, tendo essa repercussão e reconhecimento. O esporte mudou minha vida”, se emociona Fernando.
No Brasil sabemos que existe muitos casos de preconceito no esporte, onde deve ser uma atividade de acolhimento, apoio, agregação e respeito entre as pessoas, mas no caso do paratleta temos bons motivos para comemorar. Quando perguntado se já sofreu algum tipo de preconceito no esporte, o jovem revela que não.
“Meus amigos sempre foram acolhedores e compreensivos, sempre agradeço muito por isso. Até agora nunca sofri preconceito”, revela.
O paratleta cametaense conta com emoção um pouco dos seus planos para o futuro e sonhos que pretende realizar
“Como eu sempre digo, não tenho ídolo, tenho inspirações, que são meus pais. Meu maior sonho é poder transformar a vida deles, dar uma vida de rei e rainha para eles. A minha felicidade é ver eles bem. Quero me torna um grande jogador, com minha simplicidade e sorriso no rosto irei à luta para atingir os meus objetivos”, conta Fernando.
Mas apesar de toda a dedicação, proatividade, agilidade, carisma e talento, o paratleta ainda precisa de muita ajuda, pois vive uma vida simples com seus pais, e para seguir na carreira de jogador de futebol e ter uma vida com melhor mobilidade, precisa ter suas próteses e conta com a sua ajuda.
“Só Deus sabe o quanto gostaria de ter minhas próteses. Até agora tem umas pessoas me ajudando nisso, mas até o momento ainda não consegui. As próteses seriam mais que um sonho, infelizmente a minha família não possui condições, conto com ajuda dos meus amigos e das pessoas que me admiram”, revela Fernando.
Para ajudar o paratleta cametaense o Oka Restô e Pub está iniciando uma campanha de Ação Solidária, onde você pode ajudar com qualquer valor. Confira as informações abaixo.
DOE QUALQUER VALOR VIA PIX
NOME: Leonardo Martins Cabral do Nascimento
PIX: 05241389318